powered_by.png, 1 kB

Vestibular Santa Maria arrow Cursinho Grátis
Pré-vestibular Gratuito Imprimir E-mail

Pré-vestibular gratuito

Turma especial do G10 e curso Práxis são ótimas alternativas pra galera de Santa Maria

Mesmo para a galera que não tem condições financeiras de investir em um curso pré-vestibular tradicional, o caminho para entrar na universidade pode estar bem próximo, aqui mesmo em Santa Maria. É preciso apenas estar atento às oportunidades.

Caso tiveres interesse, corra! Ainda há cursinho com inscrições abertas.

A direção do G10 Vestibulares desenvolve o projeto “Ajudar é 10”. Entre as diversas ações de responsabilidade social, está a criação de uma turma de pré-vestibular com 100 vagas, para o 2º semestre deste ano, destinada exclusivamente a alunos carentes. O curso é totalmente gratuito, com duração de cinco meses e a equipe de professores G10 a frente das disciplinas.

O período de inscrições vai até esta sexta-feira, dia 25. Segundo a assessora do G10, Júlia Munaretto, a procura tem sido intensa: até a manhã desta quarta-feira, mais de cem alunos já haviam entregue o formulário preenchido. Na próxima semana, o cursinho divulga a lista definitiva dos 100 vestibulandos que ganharão as vagas.

Um lugar democrático, aberto a comunidade e que também pode ser uma ótima opção para os vestibulandos carentes é o Práxis – Coletivo de Educação Popular. Este, porém, já está com inscrições encerradas e os alunos já estão na sala de aula. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que existe desde 2000.

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira no período da noite e nos sábados à tarde. Quem orienta o projeto hoje é o professor do departamento de História, Diorge Alceno Konrad. Os educadores não recebem salário para dar aulas, apenas bolsas de auxílio da universidade, que também financia as apostilas dos alunos e as despesas dos locais das aulas.

Mas o Práxis não se limita apenas a função de um curso que prepara seus alunos para o vestibular. Carlos Alberto da Rosa Maciel, acadêmico de Geografia e Ciências Sociais, está desde 2005 no Práxis como professor de Geografia. Em 2006, assumiu junto à coordenadoria. O guri explica melhor todo o papel social desenvolvido pelo órgão estudantil:

- O Práxis foi construído por um grupo de estudantes que estavam em desacordo com algumas práticas do movimento estudantil convencional, aquele que só disputa DCE's e DA's. Mantemos um constante diálogo com os movimentos sociais da cidade, como Sindicatos, CUT, movimento GLBTT, CMS, economia solidária, e MST. Práxis significa teoria aliada à prática, logo o debate a cerca da transformação social e da construção de uma nova sociedade. Assim, o projeto atua enquanto formador de educadores populares, através de reuniões pedagógicas.

Lá, também existe um grupo de teatro, uma oficina de economia popular e solidária, um arquivo de movimentos sociais, uma biblioteca popular e salas interdisciplinares, onde é feita a relação entre os conteúdos do vestibular.

Mais:

O que mais engloba o projeto “Ajudar é 10?”

- O "Ajudar é 10" engloba diversas ações de responsabilidade social, como os aulões de revisão para as provas do vestibular da UFSM – os alunos deviam levar 1 litro de leite em troca das senhas. A arrecadação total foi suficiente para beneficiar três instituições: Centro de Apoio a Criança com Câncer, Lar das Vovozinhas e Leon Denis.  O G1O também participa de campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos em eventos destinados aos alunos. Já o Colégio G1O, participa do Projeto Tribos e realiza um planejamento anual das ações que serão desenvolvidas. No ano passado, o Colégio desenvolveu seis ações. O aluno do colégio pode escolher quais das ações presentes no planejamento ele vai participar e, além dessas, existem outras que são conjuntas com as demais instituições participantes do Tribos. O Colégio ainda participa permanentemente a ação da coleta seletiva do lixo para ASMAR - Associação Selecionadores Material Reciclável, onde cerca de 14 famílias vivem deste trabalho.


O que os candidatos precisam para concorrer a uma das 100 vagas do cursinho G10?

Os interessados devem passar na secretaria do G1O, retirar um formulário e entregar preenchido, acompanhado da cópia dos seguintes documentos:

- Cédula de Identidade (CI/RG)
- Cadastro Pessoa Física (CPF/CIC)
- Comprovante de residência (água/luz/recibo de aluguel/telefone)
- Comprovante de renda individual e/ou familiar (contracheque; ou carteira de trabalho; ou declaração do empregador autenticada)
- Imposto de Renda dos pais e/ou responsáveis.

Toda a documentação deve ser entregue até esta sexta-feira, na sede do cursinho (Rua Andradas, 1925). Telefone: (55) 30281004.

Onde funciona o Práxis?

O Práxis funciona no 4° andar do antigo HUSM, sempre a partir das 19h.

Pré-vestibular Popular Alternativa

O P.V.P Alternativa é um projeto Institucional de Extensão Universitária desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM,  oferece 150 vagas gratuitas com objetivo de preparar alunos desprovidos financeiramente para concorrer ao vestibular, proporcionando crescimento cultural, crítico e reflexivo, bem como, oportunizar aos professores a preparação didática, metodológica, pedagógica e o contato com a realidade social. Esse projeto é concretizado essencialmente por voluntários, como alunos da UFSM que ministram as aulas e administram o cursinho.

 

Faça Login






Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma

Quem está Online!

© 2014 Vestibular Santa Maria UFSM Cursinho Gratuito
Vestibular Santa Maria! Saiba tudo sobre os vestibulares de Santa Maria